segunda-feira, 17 de março de 2014

Como economizar na festinha de aniversário Publicado em 04.04.2013 | por Daniela Folloni

Enfeite a mesa com doces decorados em vez de gastar com itens decorativos (foto: Rita Ruiz)
   Hoje existe tudo e mais um pouco em termos de serviço para quem quer fazer um evento sensacional. Fica fácil, fácil estourar o orçamento diante de tantas tentações e fofurices. Para não gastar os tubos (tem festa que pode custar o mesmo que uma viagem de férias, já fez as contas?),  Aí vão as dicas!
  • O bufê é um dos itens mais caros da festa. Principalmente se você for servir um almoço ou jantar. Então, que tal pensar em horários alternativos? Se marcar no meio da tarde, dá para oferecer comidinhas – pão de queijo, salgados, mini sanduíches… – e ninguém vai ficar mal servido.
  • Ainda pensando em horários para a festa, vale também cogitar um café da manhã no parque (você economiza no bufê e na locação do espaço). Pode até ser um piquenique com direito a muitas frutas, sanduíches de pão de forma feitos em casa, um bolo embrulhado no papel alumínio… Leve também bolas, bambolês…  Tudo prático para as crianças se divertirem na grama. Dica charmosa: balões coloridos cheios de gás hélio podem enfeitar o espaço do piquenique  (amarre cada um numa fita e na fita amarre algo pesado para que o balão não voe). Na hora do parabéns, cada criança pode deixar o balão voar. Vai ficar lindo!
  • Em vez de encher a parede atrás da mesa de bexigas ( você terá de contratar uma empresa especializada para montar), faça um fundo com fitas largas de cetim. Basta comprar rolos nas cores da decoração na 25 de março . Veja um exemplo nesta festa do Simpsons (você pode usar as fitas sem o cartaz)
  • No aniversário de 1 ano, muitas vezes há mais adultos do que crianças. E você acaba querendo dar uma lembrancinha para eles. Uma boa ideia é apostar em vasos de plantas – pode ser uma palmeirinha, um tempero (como alecrim, hortelã)… Fica sempre charmoso e você não gasta mais do que 3 reais por lembrança.  Olha aqui a ideia que fiz – e eu mesma montei as corujas de feltro pegando um molde na internet (elas são coladas em palitos de churrasco à venda em supermercados). Para as crianças, um kit com terra e sementes de flores também é divertido e econômico.
  • Quer fazer uma mesa linda no tema escolhido por seu filho? Aposte nos doces decorados e customizados.Eles deixam a mesa rica, linda e você não precisa montar mais uma mesa de guloseimas.
  • Acha os doces decorados muito caros? Invista nos sabores tradicionais – brigadeiro, beijinho… – e coloque em formas de cartolina nas cores da festa. O bacana é misturar dois ou três modelos que harmonizem entre si. Além disso, as ideias retrô que eu amo: encher a mesa de balas de côco, embulhadas naquele papel cheio de fiapos (ou, se quiser deixar tudo mais charmoso, fazer saquinhos tecido para elas) e fazer o bolo embrulhado no papel alumínio (coloque dentro de um isopor e decore-o com tecidos nas cores da festa)
  • Há algumas alternativas que ajudam a economizar no bufê: 1- Contratar as tradicionais barraquinhas (sempre chamo o João Onofre). Nesse caso, aí vão dicas preciosas: se as barracas forem ficar dentro do salão, evite frituras para que o espaço não fique todo cheio de fumaça. Eu sempre acho que não tem erro – principalmente para as crianças – pedir mini pizza de mussarela, pão de queijo, pipoca, sanduíche de carne louca… Também vale a pena financeiramente (e pela praticidade)  incluir uma barraca de sucos, água e refrigerante. 2- Montar uma mesa bacana com os comes para os convidados se servirem – e ter uma copeira para ir repondo e esquentando. Opte por algumas opções quentes e outras frias (como sanduíches embrulhados em forma de bombom – na California Bakery há de vários sabores). Assim fica mais prático. Se quer um plus de sofisticação, pode encomendar comidinhas no estilo finger food. Eu já testei e aprovei o serviço da marca que leva o nome do produto: Finger Food. Eles entregam em casa tudo resfriado e acondicionado em caixas. Na embalagem também tem o tempo que deve ficar no forno. Mais uma vez, você vai precisar de uma copeira.
  • Em vez de contratar garçons para passar as bebidas, tenha apenas um barman em um ponto. E as pessoas irão até ele. Outra ideia é colocar as bebidas em coolers (que podem ser alugados) com gelo   espalhados em cantos estratégicos.
  • Para colocar lembrancinhas ou para embalar o bolo de que um jeito diferente, também vale aprender as fazer marmitas charmosas, que já ensinei em outro post.
  • Na hora de pensar na decoração, deixe a imaginação rolar solta. Já fiz uma festa toda decorada compassarinhos e borboletas comprados em cartelas na 25 de março. Ficou tudo lindo e charmoso e gastei pouco, uma decoração de menino toda feita com barquinhos de papel coloridos. Muito fofa, delicada e com custo baixo (e fazer os barquinhos pode ser a diversão da família no fim de semana)
  • Outra ideia é usar flores e plantas de verdade na mesa, hortênsias, gerberas, margaridas… Elas deixam a mesa rica, linda e você ainda economiza. Escolha pensando nas cores da festa.
  • É possível fazer coisas lindas com pratinhos no tema da festa, como colá-los na parede do fundo da mesa. Dê uma olhada aqui 
  • Veja se os brinquedos e alguma peça decorativa do quarto do seu filho não podem fazer parte da decoração, colocar  o abajur de Hello Kitty na mesa da festinha. Ficou uma graça.
  • Para os bebês, você pode fazer uma cantinho de brinquedos com aqueles que seu filho já tem. Pegue os mais divertidos e com peças grandes, que não vão se perder no meio da festa.
Ufa! Ainda tem muitos mais dicas sobre este tema. Se gostou e quiser mais, me conte!!!! E se tiver alguma pergunta específica, mande para mim pelo Face aí embaixo que responderei com o maior prazer.

terça-feira, 11 de março de 2014

Veja os tipos e como conseguir uma Bolsa de Estudo

Não é só em universidades públicas que você consegue fazer faculdade grátis. Existem vários recursos que você pode utilizar para concretizar este sonho.
O método mais óbvio de fazer faculdade gratuita é, logicamente, passar no vestibular em uma universidade pública. Mas isso é praticamente inalcançável para muitos, pois os mais ricos têm acesso aos melhores cursinhos de pré-vestibular e costumam ocupar a grande maioria das cadeiras nas universidades públicas. Bolsas de estudo são a melhor maneira de conseguir fazer faculdade grátis. Existem tantos programas de bolsa de estudo do governo que hoje só não faz faculdade quem não quer.
PROUNI
Eu conheço uma pessoa que, mesmo com mais de 35 anos de idade, conseguiu fazer faculdade de direito grátis graças a uma bolsa de estudo do Prouni.
Prouni é um programa do Governo Federal que concede bolsa de estudo totais ou parciais para alunos de renda baixa em instituições privadas de ensino superior. O Prouni Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos integrais para alunos que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos. O programa também concede bolsas de estudos parciais para aqueles que venham de famílias que ganhem até 3 salários mínimos.
Quem seleciona os alunos para as bolsas de estudos é o MEC utilizando para isso a nota atingida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se sobrarem vagas, as próprias faculdades e universidades podem fazer a seleção. Estima-se que até 2015 apenas o Prouni terá permitido a educação de mais de 10 milhões de novos profissionais com nível superior até 2015.
FIES
O Sérgio, um dos colaboradores do aqui no HypeScience, conseguiu completar o curso de administração grátis na PUC-SP através de bolsa de estudos do FIES.
Criado em 1999, o Programa de Financiamento Estudantil fornece bolsa de estudos de graduação no Ensino Superior daqueles alunos não podem bancar os custos de sua formação e estejam matriculados em instituições privadas com cadastro no Programa e com avaliação positiva nos processos do MEC.
Em 2005, o FIES passou a oferecer bolsas de estudo também a estudantes aprovados pelo Prouni e pagam 50% .
Apenas em 2006 foram quase 450 mil estudantes que receberam este tipo de bolsas de estudos do Prouni.
CNPq
Como conseguir uma bolsa de estudos de outra maneira? Mais uma maneira de conseguir bolsa de estudo é trabalhar na universidade de alguma forma, por exemplo, em algum setor no campus. Trabalhar com pesquisa científica pode levar à concessão de uma bolsa de estudos pelo CNPq oferecida para desenvolvimento da ciência.
Outra forma de bolsa de estudos oferecida é a prestação de serviços do aluno para a universidade, como trabalhar em algum setor dentro do campus. Dirigir o estudo para pesquisas científicas também pode render bolsas de estudo como as oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico).
bolsa de estudos da CAPES também é voltada para o desenvolvimento científico, mas é oferecida apenas para alunos de pós-graduação.
Bolsas nas universidades particulares
Digamos que você não tenha conseguido nenhum dos recursos citados acima. Universidades e faculdades de todo o país oferecem bolsas de estudo para mais da metade de seus alunos em forma de descontos para conter a inadimplência.
Existem, nestas empresas, vários tipos de desconto nas mensalidadesBolsa-idadebolsa-mérito (notas boas),bolsa para funcionários e parceiros, financiamentos próprios, etc.
Já na matrícula as instituições avaliam qual a faixa salarial da família do aluno e o direcionam para as melhores bolsas de estudos para aquele caso. Eles fazem qualquer negócio para manter o aluno. Inclusive notas boas no vestibular podem render bolsas de estudo.
Bolsas de estudos Restituíveis e Financiamento Estudantil
Este é o seu último recurso, mas mesmo assim muitas pessoas o utilizam. Consistem em um empréstimo que pode ser feito por um banco (procure o seu gerente) ou pela própria instituição de ensino. Se a Bolsa de estudo é total ou parcial, isso dependerá dos critérios da instituição que fornece. Em todos os casos o pagamento começa a ser feito poucos anos após o término do curso, mês a mês. No caso das bolsas de estudos oferecidas pelas universidades, estas costumam serem concedidas a alunos com melhor rendimento em notas, presença, participação, etc.
Em um destes critérios você certamente vai se encaixar. Do contrário significa que está sobrando dinheiro no seu bolso e você pode pagar sem pestanejar. Como você pôde comprovar, hoje no Brasil, só não faz faculdade grátis quem não quer.
           Fonte: Mundo Vestibular

Carteira de Estudante


banner
Carteira de Estudante


Estudantes de cursos dos ensinos fundamental, médio, técnico, pré-vestibular e nível superior têm direito à Carteira de Identificação Estudantil, que garante meia entrada em cinemas, shows, teatro, entre outros eventos culturais.
Para fazer a carteirinha do estudante é necessário pagar uma taxa, que varia conforme a entidade representativa. O dinheiro arrecadado com as carteiras é dividido entre as diversas entidades para o financiamento do Movimento Estudantil.
Para obter o Meio Passe, procure a União Sul-mato-grossense dos Estudantes, a entidade representativa dos estudantes de sua cidade ou a Secretaria Municipal de Transportes, já que seu município pode ter legislação específica sobre o assunto.
Para mais informações, acesse o site EstudanteNet ou entre em contato com as entidades representativas em Campo Grande:
União Sul-mato-grossense dos Estudantes - USMES
Rua Antônio Maria Coelho, 660
Campo Grande (MS)
Fone: (67) 3026 8010
União Campo-grandense dos Estudantes – UCE
União Estadual dos Estudantes - UEE
Rua Bahia, nº 2.191
Centro - Campo Grande (MS)
Fone: (67) 3044 0355