sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Fazendo Economia nas Contas Da Casa E Do Carro



1. ECONOMIZE NA CONTA DE GÁS
Quando estiver usando o fogão, procure controlar o quanto de gás você precisa para esquentar ou fritar, regulando no botão de controle do fogo. Quando o fogo está muito forte, saindo até fogo de cor amarela pelos lados da panela, pode perceber que desse jeito, a panela vai ficar toda preta. Para panelas pequenas use fogo mais baixo, panelas maiores ou frigideiras podem usar o fogo no máximo, mas assim mesmo, quando a comida já estiver num ponto bom, deve abaixar o fogo. Nunca deixe água fervendo em ebulição. Estará gastando gás sem necessidade.
2. ECONOMIZE NA CONTA DE ÁGUA
Não deixe torneiras abertas enquanto estiver ensaboando pratos. Feche a torneira também quando estiver escovando os dentes ou quando estiver a lavar o rosto. Você sabia que uma torneira aberta por 1 minuto, está desperdiçando 12 litros de água? Então, se você leva 2 minutos para escovar os dentes e deixa a torneira aberta, já estará desperdiçando 24 litros de água. Abra a torneira somente na hora da necessidade.
Assim você irá usar em torno de 2 litros de água. Você pode optar por encher um copo para escovar os dentes ou uma bacia para lavar o rosto. Imagine se você economiza 22 litros de água somente para uma vez que escova o dente, quanto isto não equivale por dia, pelas vezes que você abre a torneira, mais a sua família, e multiplique isto por 30 dias. É um volume muito grande de água desperdiçada.
Você pode deixar a louça suja imersa dentro de uma bacia na pia da cozinha. A diferença é que se você deixar louças sujas fora da pia, as gorduras e sujeiras ficam pegajosas dificultando na hora da lavagem, o que conseqüentemente necessitará de maior quantidade de água para lavá-las. Deixando a louça suja dentro de uma bacia com água, facilita na hora da lavagem: você diminui o tempo de lavagem e raciona a quantidade de água usada.
3. ECONOMIZAR NO CONSUMO DE GASOLINA
Evite acelerar todo momento ou freadas bruscas. O ideal é dirigir sem pressa, sem stress e fazer uma corrida com velocidade sempre estável, sem correr muito, porque senão gasta mais gasolina e também na hora de frear. Quer dizer muita velocidade para depois ter que frear muito, é melhor que estivesse numa velocidade mais controlada. Evita de desgastar as suas pastilhas de freio.
Não deixe objetos desnecessários no bagageiro do carro. Pois quanto mais pesado o carro mais gasolina ele estará consumindo. O mesmo acontece para quando você enche o tanque cheio do carro. O carro fica mais pesado. Na medida do possível, abasteça para que dure por alguns dias, ao invés de enchê-lo totalmente.
Não deixe de calibrar os pneus do seu carro. Pois os pneus descalibrados fazem aumentar o contato com o chão, fazendo aumentar o consumo de gasolina. Procure postos de gasolina que calibram o pneu de graça e nunca deixe de fazer a checagem do calibre.
Quando estiver num lugar que tenha que esperar, ou que não vá sair de imediato (uns 5 minutos), procure desligar o carro. Mesmo em marcha lenta o seu carro está a consumir gasolina.
4. ECONOMIZE AO COMPRAR O SEU CARRO NOVO
Quando você decide pela compra de um carro novo, você pode procurar algumas promoções. Por exemplo, no fim do ano, já está lançando o modelo do ano que vem num preço mais caro. Mas o mesmo carro, zero quilometro, mas do ano que ainda está vigorando, está num preço mais baixo. É uma forma de você ter um carro zero kilometro, por um preço um pouco mais baixo. A não ser que você faça questão de comprar um lançamento que ninguem tem ainda, mas pagando mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário